segunda-feira, 12 de maio de 2014

Mais "erros administrativos e financeiros" do ex-presidente Vinícius Cordeiro

Depois de publicar o vídeo da reunião de 29 de abril do Conselho Deliberativo, recebi - de um conselheiro cujo nome prefiro preservar - a ata da reunião anterior, de 31 de março. Abaixo o fac simile das páginas 4 e 5, que tratam especificamente das contas de 2013 da gestão (?!?) Vinícius Cordeiro.


Tomo a liberdade de reproduzir abaixo, em itálico, alguns trechos.

"O Presidente do Conselho Fiscal (...) lê o parecer sobre o balanço (...), não recomendando sua aprovação. (...) sendo constatadas irregularidades que geraram erros administrativos e financeiros, comprometendo os compromissos e encargos assumidos."

"(...) Ausência de uma adoção de uma ação eficaz por parte do Conselho de Administração no tocante a apresentação de contratos e de pendências na prestação de informações ao Departamento Financeiro, sobretudo em relação ao contrato assinado com a empresa CHAP (...)"

"Faz referência, apesar de reiteradas recomendações da Comissão Fiscal, da falta de uma padronização dos contratos de locação firmados na Sede e Subsedes pela administração, ferindo princípios basilares da instituição como, por exemplo, transparência e publicidade."

"(...) Ausência de recursos no financeiro do Clube provenientes de compromissos firmados como evento realizado na Sede Social no final do ano (...) com o encontro de jovens, assim como evento de filmagem realizado no Estádio Giulite Coutinho."

"(...) A formalização de contrato objetivando a recuperação de depósitos judiciários na esfera trabalhista, apesar da ausência de parecer favorável do Departamento Jurídico e da anuência da Conselho Fiscal."

"Quando indagado sobre as notas explicativas (...) que faziam referência às dívidas (...) que atingiam alguns milhões de reais, o Sr. Luis Rodrigues de Barros (...) relata que (...) os valores não estariam atualizados e que os custos do Departamento de Futebol estariam comprometidos, na medida em que não teria tido sequer acesso à documentação, ainda relativa à participação da empresa CHAP. Este fato é corroborado pelo Vice-Presidente do Conselho Fiscal que já havia mencionado em pareceres anteriormente apresentados."

"O Sr. Luis Rodrigues de Barros passa às mãos do Presidente do Conselho Deliberativo documento (de 03 de junho de 2013) onde (...) solicitava ao (...) Sr. Vinicius Cordeiro, o envio ao Departamento Financeiro dos documentos referentes ao Departamento de Futebol, relativos à CHAP. (...) tais documentos ainda não haviam sido entregues (...)."

"Ao ser indagado pelo Sr. Marcelo Luis Duarte Batista sobre os comprovantes originais de pagamento dos salários e direitos dos jogadores (...) o Vice-Presidente de Finanças reafirma que não teria tido acesso a estes comprovantes."

"O Sr. José Antônio da Fonseca Peixoto (...) pede a palavra e diz ter em seu poder tais documentos e que se colocava a disposição de apresentá-los (...). O Sr. Sidney Seixas de Santana faz questão de ressaltar que estes documentos, assim como contratos assinados pelo Presidente da instituição, obrigatoriamente deveriam estar arquivados no Clube, seja no Departamento Jurídico, no caso dos contratos, seja no Departamento Financeiro".

Fiquei chocado, estarrecido, com esse relatório! Tem coisas que, se não tivesse lido, não acreditaria!

Falta de transparência e publicidade são graves na gestão da coisa pública. A Constituição brasileira, em seu artigo 37, prevê como princípios básicos da administração pública a Legalidade, a Impessoalidade, a Moralidade, a Publicidade e a Eficiência.

"Mas o America não é uma entidade pública!" dirão os advogados de plantão!

Realmente, não é! Mas é de bom tom que estes princípios estejam presentes em TODA associação no território nacional! E com o America não é diferente. Afinal, o clube não tem UM dono! Tem VÁRIOS! São os sócios proprietários, que têm direito de saber o que acontece na gestão! Afinal são responsáveis civilmente por desmandos cometidos pelos gestores.

E tem mais: recursos que foram recebidos e NÃO deram entrada no clube! Não sou advogado, portanto não arrisco um nome para isso. Deixo cada um decidir a forma que mais (des)agradar! Mas só para traduzir: o Conselho Fiscal chegou à conclusão que ALGUÉM RECEBEU DINHEIRO e NÃO O REPASSOU PARA O CLUBE!

E a coisa fica cada vez pior: o clube contratou alguém que recebia TRINTA por cento para receber da Justiça valores que o America JÁ tinha direito SEM TER QUE PAGAR NADA A NINGUÉM! e isso SEM a que a Vice-Presidência Jurídica ou o Conselho Fiscal fossem favoráveis à operação!

Mas ainda não terminou: o prejuízo gerado pela relação (obscura) com a CHAP pode chegar a MILHÕES de Reais! E a documentação vem sendo cobrada desde JUNHO de 2013! E, dentre os poucos recibos apresentados, há alguns que foram feitos em pedaços de papel (!) com assinaturas ininteligíveis (!) sem qualquer valor legal!

Repetindo: estamos falando de um prejuízo ao clube de MILHÕES de Reais! Para que se tenha uma ideia, só os recibos de pagamentos de atletas que faltam, podem representar a perda de dezenas de ações trabalhistas que totalizam mais de R$ 5 milhões!

Quando pensei que não tinha o que piorar vem o golpe de misericórdia: o ex-vice-presidente social e de futebol afirma que guarda os documentos em casa! EM CASA!

Como disse acima, o America NÃO TEM UM DONO! Documentos e contratos tem que ficar NO CLUBE e não na casa de dirigentes e muito menos de EX-dirigentes!

Este blog sempre criticou ativamente a falta de EFICIÊNCIA de Vinícius Cordeiro e de sua equipe! Mas depois do que li, percebo que há outros princípios básicos da administração - pública e privada - que passaram MUITO longe de sua gestão (?!?)!

Acompanhe o blog: vou publicar mais aberrações nos próximos dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário