quinta-feira, 24 de julho de 2014

Com vocês, a lista!

Tive acesso à polêmica lista de assinaturas da suposta "convocação da assembleia" que se "realizou" na Sede Social do America em 1 de julho e a reproduzo abaixo

Fiquei impressionado com a quantidade de indícios de fraude. Apenas para ilustrar vou citar alguns deles já mencionados no "Comunicado Oficial", publicado no site do America e reproduzido por mim no post "Mais uma farsa do (ex) presidente das forças terríveis*!", de 2 de julho (leia aqui).

"A listagem do “abaixo-assinado”, além de só firmada por 145 pessoas, está repleta de fraudes grosseiras e gritantes, conforme abaixo:

a) Assinatura em duplicidade dos seguintes sócios, que serão objeto de notitia criminis em sede de juízo penal em decorrência das fraudes perpetradas, já estando os mesmos identificados e inclusos nos autos:

Gilberto Cardeal
José Antônio da F. Peixoto
Rosangela Menegueti
Cid Costa Almeida
Armindo de Barros Ferreira
Rosa Maria Gomes dos Santos
Ana Cristina Martins

b) Não assinaram o abaixo-assinado os signatários dos campos 11, 136 e 139.

c) Nomes ilegíveis sem qualquer identificação, signatários de campos: 15, 16, 20, 40, 63, 77, 82, 91, 106, 107 e 123.

d) Por fim, 83 dos assinantes, identificados como sócios, estão inadimplentes."


Além desses itens já mencionados, me chama a atenção o fato de muitas assinaturas terem os mesmos traços, as mesmas características morfológicas. Não sou perito grafotécnico mas pesquisei sobre o assunto e descobri que o método grafocinético, ou morfocinético, estabelecido em 1927, por Solange Pellat em seu livro “LE LOIS DE L’ECRITURE”, é baseado em quatro leis da escrita (Leia artigos aqui e aqui).

Segundo essas quatro leis, e após a análise preliminar de um leigo no assunto (eu), creio que haja duas possibilidades: a primeira delas, uma coincidência impressionante de várias pessoas terem as mesmas características morfocinéticas e fazerem assinaturas e rubricas tão parecidas, quase iguais, eu diria. A segunda delas é que A MESMA PESSOA tenha assinado mais de VINTE vezes.

Como disse, não sou especialista no assunto e não estou fazendo qualquer acusação, apenas levando à reflexão. Afinal de contas, quem sabe seja possível! 

Só que, além disso, segundo "Nota Oficial" do Conselho Deliberativo do America, algumas supostas assinaturas de conselheiros do clube na lista, "por alguma razão, não são sequer semelhantes às constantes nos livros de registro das reuniões do Conselho Deliberativo (art.67, alínea b, inciso I, do Estatuto Social do Clube)" (leia aqui) 

Será que foi APENAS coincidência? Quem sabe essa lista não poderá ser uma grande contribuição para a grafocinética e se tornar a quebra de paradigmas, suscitando novas Leis da Escrita. Afinal, a ciência tem nos surpreendido tanto nos últimos anos!

Com vocês, a lista!


* Em 2012 escrevi um post com esse título, me referindo a Vinícius Cordeiro. Leia aqui.


Um comentário: